Dermatologia

A dermatologia é uma especialidade médico-cirúrgica que, para além do tratamento médico, recorre sempre que necessário, ao método cirúrgico mais conveniente para o tratamento de várias lesões cutâneas. Para além do tratamento das doenças da pele e venéreas, são ainda prestados cuidados de dermatologia cosmética.

O recurso a consulta de dermatologia pode ser motivado por várias doenças da pele:

• Acne, rosácea, dermatite atópica, dermatite de contacto, dermatite seborreica, psoríase, alopécia androgenética masculina e feminina, peladas, hirsutismo, vitíligo, micoses, patologia das unhas, erisipela, impétigo, verrugas, pitíriase rósea, pitiríase versicolor, moluscos, líquen plano, escabiose, lúpus eritematoso, esclerodermia, dermatomiosite, pênfigo, penfigóide bolhoso, úlcera de perna, prurido, reações cutâneas medicamentosas, etc.

• Outra razão que motiva consulta de dermatologia prende-se com a preocupação em relação ao cancro da pele. Os “sinais” atípicos que alteram as suas caraterísticas, necessitam de ser observados e examinados para decidir da necessidade, ou não, da sua exérese. O rastreio do cancro da pele é efetuado com o auxílio da dermatoscopia digital.

• Na pele surgem muitas lesões (tumores benignos e malignos, quistos, verrugas, e outros.) que podem justificar tratamento cirúrgico, pelo perigo que representam ou por razões natureza estética ou de "incómodo".

• As doenças sexualmente transmissíveis afetando os orgãos genitais necessitam de um diagnóstico e tratamento corretos,

• A dermocosmética com recurso a produtos farmacêuticos, peelings, permite clarear manchas pigmentadas, atenuar rugas e melhorar várias alterações que ocorrem na pele em consequência da fotoenvelhecimento.

• LinkedIn Social Icon